terça-feira, 16 de junho de 2009

Recordando - Astra SS, Questão de Gosto.

    Foi tentando re-conquistar o gosto do público que a GMB reviveu nos anos de 2005/2007, a saga dos esportivos SS, porém a ideia não agradou a todos, o modelo não tinha a alma esportiva, e acabou virando piada entre os entusiastas dos antigos SS. Algum tempo depois correu o boato que a GMB recebeu milhares de e-mails, e ínumeras críticas pelo uso das siglas. Por outro lado, a montadora afirmava grande aceitação dos novos SS por parte do público durante o Salão do Automóvel de São Paulo, que ocorreu em Outubro de 2004.

A Versão trazia apenas alguns detalhes em prata por fora, rodas exclusivas, aerofólio, spoilers e os emblemas na grade, laterais e tampa traseira.

As rodas 16 polegadas eram exclusivas do modelo.

Na grade, a sigla Super Sport que não foi bem aceita no Astra, entre os mais entusiastas.

Em relação ao motor, é o já conhecido Família II, que já passou pelo Monza nos anos 80 e 90, claro que aqui melhorado, atingindo os 127,6 cavalos quando no álcool, assim como seus 19,6 kgfm de torque, que levam o hatch do 0-100 km/h em 9,1 segundos, marcas que por sinal eram muito boas para o modelo.

O velho conhecido 2.0 de quase 128 cavalos rendia bem no Astra.

Internamente, mostradores exclusivos e faixas vermelhas nos bancos, questão de gosto.

O modelo ficou pouco tempo no mercado, agradou alguns e por outro lado, desagradou também, no geral podemos dizer que o Astra SS é um carro apenas mediano, seus itens exclusivos não foram suficientes para merecer o Super Sport, quem sabe se a GMB tivesse oferecido uma motorização exclusiva ou turbo-alimentada, fizesse o modelo ter maior aceitação e reconhecimento, já que quando fala-se em Astra esportivo, o primeiro que é lembrado é a versão GSI.

Texto de Andre GeSSner
Imagens: Quatro Rodas



5 comentários:

  1. Buenas. Como proprietário de 2 opalas SS, e apreciador de outros veículos como Malibu, El Camino e Camaro SS, sou mais um que nunca entendi essa jogada de marketing (Tiro-no-pé) da GM. A tentativa do Astra SS até engulo, mas pensar em Meriva e Corsa? É simplesmente ridículo! A GM Não teve um bom trabalho de pesquisa antes de lançar estes modelos. Lembro que estive em 2005 no salão do automóvel. Naquela oportunidade, estavam expostos os modelos-protótipos, que serviram como termômetro do público. Óbviamente que consumidores que clientes destes modelos de carros, viram naqueles protótipos a oportunidade de ter um corsa ou meriva diferenciado. No entanto, se a GM tivesse levado em conta o que realmente representa a sigla SS, seu legado de fãs, a história dos muscle cars e o forte apelo esportivo que isto representa no mercado Norte-Americano, por exemplo, teria encarado a sigla, como uma Marca, investido nela como um negócio de sucesso promissor e não deixar virar a piada que foi. Já cheguei a pensar em como teria sido diferente, se fosse trazido o Astra coupê, com carroceria semelhante ao ao Calibra, ou até mesmo o holden commodore coupê (ômega Australiano) ou até mesmo a versão "El Camino" do nosso atual ômega que é a Holden UTE. Seria maravilhoso, e não estou delirando, estou apenas me referindo às variações de modelos que atualmente a GMB comercializa no país.

    Eles bem que poderiam aprender um pouco com os Australianos?

    Fotos dos modelos que citei:
    http://wimg.co.uk/zY9.jpg

    Site da Holden:
    www.holden.com.au

    Abraços. Luciano Reichenbach

    ResponderExcluir
  2. Não concordo! Eu tenho um Corsa SS, 'vermelho', e não me vejo dirigindo um corsa todo tradicional, sem nenhum toque de esportividade.
    Os "muscles cars" no Brasil não são realidade, o brasileiro em geral não tem dinheiro pra encarar um Camaro SS, que lógico, seria o meu sonho!
    Na rua, nas concessionárias, já é difícil encontrar um esportivo de fábrica. Eu achei ótimo a GM resgatar o símbolo SS, mas entendo também o desgosto da galera antiga que relaciona o SS ao fato do motor e não do visual.
    Bom, essa é minha opinião! Eu sou a favor do SS nos Corsas e nos Astras, menos no Meriva.

    ResponderExcluir
  3. O carro é lindo e falar que o astra nao anda bem é pq nunca ando!

    Temos que comparar com nossos padroes,sálarios preços da gasolina.
    Vc quer um camaro ss? intao comprar e banco 3 por litro de podium.

    O mundo inteiro está abandonado os conceitos esportivos e evoluindo para carro de motores menores,mais faceis de estacionar...Morei nos EUA recentimente esses carros sao conciderados fora de cogitaçao até mesmo por eles que na ocasia um camaro SS sai 40 mil dolares e a gasolina 75,C o galon.

    Intao se vc nao gosta do carro ou reclama do vectra GT,compre futuramente um belo camaro e seja foda caso contrario siga as tendencias os automoveis brasileiros viraram referencia no mundo (motores flex)

    ResponderExcluir
  4. É interessante a opinião de cada um à respeito da saga.
    Estou realizando uma grande pesquisa em relação a isto, e como um velho fã dos "originais" SS também tenho opinião formada. Ja andei em um astra e um corsa SS e como disseram os amigos, o apelo principal é visual e o rendimento do carro é proporcional a atual realidade do país.

    SS ao meu ver é além de esportivo! Necessita um motor de grande porte e torque, uma carrocería favorável, além de tração traseira e ítens exclusivos, claro. Se é para ser diferenciado no mercado atual e ter um corsa ou astra esportivos, a montadora deveria ter os nomeados com outra sigla.

    Enfim.. gostaria de ouvir mais opiniões a respeito do assunto. deixo aqui meu email para pedir a vcs contribuições com curiosidades ou matérias para minha pesquisa.

    lmtomasini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. o astra ss e so uma forma de inovar com algus detalhes igual o vectra gt mas bem que eles podian lançar a serie especial do vectra gt tipo aquele golf gti o primeiro golf no Brasil tipo ja com as rodas 17 do vectra elite 2.0 16V de 160cv 180cv e tração trazeira igual o da S10 quem quer um carro esportivo compra o subaru impreza naum vai se decepissionar...faloooo

    ResponderExcluir